Moto E6 (Plus e Play) é bom? Review dos Modelos

A linha “E” da Motorola recebeu o Moto E6 que chegou em 2 versões distintas. Além disso, ele ainda conta com o modelo padrão que é bastante compacto. Dessa forma, é importante conhecer cada detalhe presente neles.

Assim, essa análise trará explicações a respeito dos componentes e do software dos produtos. Então é sobre isso que falaremos neste review completo.

Melhores Modelos do Moto E6

O E6 tem como objetivo substituir o seu antecessor chamado de E5. Desse modo, ele foi elaborado com algumas mudanças que visam melhorar o seu desempenho.

Entretanto, alguns modelos não se destacaram e foram construídos de uma maneira muito básica. Confira a indicação deles na tabela situada abaixo:

Imagem Moto E6 Detalhes
Moto E6 Plus
Moto E6 Plus Melhor escolha
Moto E6 Play
Moto E6 Play Melhor custo-benefício

Com isso, o Moto E6 se enquadra na categoria dos aparelhos de entrada. E se torna possível descobrir o motivo ao observar as configurações presentes nele. Por esse motivo vamos trazer a revisão completa deles e descobrir as vantagens de cada um.

Review Moto E6

Com um design simples e feito de plástico o E6 lembra os celulares mais antigos. Um diferencial é o fato de possuir traseira e bateria removíveis. O que não era possível na geração anterior.

Outro ponto importante é que o Plus traz uma tela muito mais ampla. Além de ser superior em diversos itens presentes em sua configuração. E nas câmeras essa mesma versão possui um sensor a mais (profundidade).

1

Melhor Escolha

1º – Moto E6 Plus

Moto E6 Plus

Considerado a melhor escolha, o modelo Moto E6 Plus tem bordas mais finas. Já o entalhe central continua sendo aplicado para guardar a câmera frontal. A estrutura dele é toda composta de plástico básico e possui Micro SD (slot).

Na parte de trás temos uma pequena coluna que abriga a lente e o sensor. Ficando do lado esquerdo do celular e deixando o desenho muito bonito. As cores disponíveis são três:

• Cinza (metalizado);
• Rubi;
• Vermelho (brilhante).

O leitor de biometria se encontra no logotipo traseiro e funciona bem. Enquanto que na tela temos um LCD com resolução de 1560 x 720 pixels. Nesse sentido, são 6,1 polegadas presentes no visor.

O que garante uma boa experiência para assistir vídeos. Porém, o brilho é mais baixo, ficando ruim em ambientes externos. Dessa maneira, o Moto E6 consegue trazer imagens de qualidade em sua tela.

O som demonstra ter muita potência, embora contenha apenas um alto-falante. E o fone que vem na embalagem é bastante básico. O hardware é composto por um chip Mediatek MT6762 Helio P22.

Já o processador é um octa-core com 2,0 Ghz e uma GPU PowerVR GE8320. Em termos de memória RAM existem as versões com 2 e 4 GB. Bem como o armazenamento que pode ser de 32 ou 64 GB.

No desempenho o Snapdragon foi trocado pelo Mediatek. Como resultado disso, ele apresentou maior lentidão e a RAM de 2 GB é pouca. A bateria diminuiu e agora só tem 3000 mAh.

Deixando a autonomia do Moto E6 com apenas 1 dia de duração. Contudo, a recarga ainda é de pelo menos 4 horas, o que é uma desvantagem. O software principal é o Android 9 Pie chegando bastante enxuto e limpo.

O conjunto de câmeras conta com essa configuração:

• Wide (principal): 13 MP;
• Sensor de Profundidade: 2 MP;
• Frontal: 8 MP.

Com isso, as fotos geradas são de qualidade mais básica e precisam de boa iluminação. Uma vez que podem sair mais escuras em ambientes fechados ou no período da noite.

De fato, o cenário é o principal elemento que garantirá boas imagens. No sensor secundário temos os desfoques de fundo. Por certo, ele não cumpre muito bem o seu papel.

Pois, ele apresenta dificuldades nos contornos das fotos. O que acaba desvalorizando um pouco o Moto E6 Plus. A frontal consegue alguns bons resultados, porém possui o desfoque feito através do software.

Conforme é padrão da linha básica, as fotos ficam escuras de noite. E por esse motivo os ruídos podem ser notados e prejudicam as imagens. Por fim, a gravação dos vídeos é realizada no formato 4K e Full HD. E só são efetivos quando feitos no período do dia.

Preço Moto E6 Plus

A faixa de preços costuma ser abaixo dos mil reais. Onde é possível encontrar este modelo por R$ 800,00.

Moto E6 Plus Ficha Técnica

  • Marca: Motorola;
  • Tela: 6,1 polegadas;
  • Fabricante: Motorola;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Armazenamento: 32 GB;
  • Resolução: 1560 x 720 pixels;
  • Processador octa-core com 2,0 GHz;
  • Câmeras Traseiras: 13 MP + 2 MP;
  • Câmera frontal: 8 MP;
  • Categoria: Smartphone;
  • Sistema Operacional: Android 9 Pie;
  • Peso: 150 gramas;
  • Bateria: 3000 mAh.

2

Custo Benefício

2º – Moto E6 Play

Moto E6 Play

O modelo Play também se enquadra na categoria básica da Motorola. E a sua fabricação é toda feita de plástico. Onde o Moto E6 Play apresenta um tipo de pintura muito mais metalizada.

Por certo, as bordas demonstram ser muito mais largas. Bem como o modelo Plus, a bateria e a parte traseira podem ser retirados. O que é uma vantagem frente à geração E5.

Um dos problemas é que a conexão não é USB-C. Ou seja, temos uma entrada antiga neste celular. Já o leitor de biometria continua estando presente na parte posterior do aparelho.

A tela é um IPS LCD simples que garante uma qualidade adequada. Desse modo, o nível do brilho é bastante médio. As cores são muito frias e mantém um certo tom mais azulado.

A resolução do Moto E6 é de 1440 x 720 pixels em suas 5.5 Polegadas. O som garante uma boa potência e demonstra bom equilíbrio. Além disso, o alto-falante utilizado nas chamadas é que serve para esta função.

Em questão de hardware temos um chip Mediatek MT6739. O processador é um octa-core 1,5 GHz com GPU PowerVR GE8100. A memória RAM tem 2 GB e o armazenamento é de 32 GB.

Assim, o desempenho apresentado é bastante lento e demora para abrir os aplicativos. Pois, o hardware é antigo e isso faz com que ele acabe gastando muito mais energia.

Para quem gosta de jogar, esse aparelho pode ser interessante. Contudo, o ideal é utilizá-lo apenas para jogos mais casuais. A autonomia do produto é de quase 1 dia.

Já que o Moto E6 possui amperagem de 3000 mAh. O que demora cerca de 2 horas para uma recarga completa de 100%. O sistema operacional é o Android 9 Pie que está bem limpo e funciona com gestos.

Entretanto, ocorrem alguns travamentos dependendo do que o usuário fizer. No caso específico do Play temos só uma câmera traseira e outra frontal:

• Wide: 13 MP;
• Frontal: 5 MP.

As fotos só conseguem resultados eficazes quando feitas durante o dia. Já que a noite as imagens ficam muito mais escuras. E há a necessidade de utilizar o HDR para que haja mais claridade.

A nitidez e os detalhes são perdidos ao fazer fotos no período noturno. Agora na câmera da frente, temos algumas boas selfies. Embora o Moto E6 apresente imagens bastante artificiais.

A qualidade inferior acaba sendo prejudicial e mesmo o HDR não funciona bem. Ademais, a filmadora só serve para gravar vídeos durante o dia. Uma vez que de noite o foco fica bastante ruim.

Preço Moto E6 Play

O preço do E6 Play é de R$ 889,00, sendo alto pelo que ele oferece. Dessa forma, é interessante esperar que ele fique mais barato.

Moto E6 Play Ficha Técnica

  • Marca: Motorola;
  • Tela: 5.5 polegadas;
  • Fabricante: Motorola;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Armazenamento: 32 GB;
  • Resolução: 1440 x 720 pixels;
  • Processador octa-core com 1,5 Ghz;
  • Câmera Traseira: 13 MP;
  • Câmera frontal: 5 MP;
  • Categoria: Smartphone;
  • Sistema Operacional: Android 9 Pie;
  • Peso: 280 gramas;
  • Bateria: 3000 mAh.

Moto E6 Custo Benefício

Em termos de custo-benefício, temos um empate entre as duas versões. Pois, eles possuem valores altos pelo que trazem aos usuários. Assim, vamos analisar cada parte presente nesses dois aparelhos da linha.

Processador

Há uma grande diferença entre os dois processadores, sendo que o do Plus é superior. Com isso, o Moto E6 Plus chega com um octa-core com 2,0 Ghz. O que ajuda um pouco a superar o seu antecessor (E5).

Contudo, o Play tem apenas um quad-core de 1,5 Ghz que é bastante antigo. Como resultado, o gasto é muito maior de energia, o que diminui a autonomia. Ao passo que acontece uma grande lentidão ao abrir apps e jogos.

Memória RAM

A RAM da versão Plus pode ser de 2 GB ou 4 GB. Tudo depende da versão obtida, já que existe uma delas que é superior. No Play temos apenas a opção de ter 2 GB de memória.

De fato, 2 GB é pouco e com um hardware fraco o desempenho é inferior. Pois, pode ocorrer certa lentidão ou mesmo travamentos. Só que não podemos esquecer que esses aparelhos são da linha básica.

Tela

A tela do Moto E6 Plus é maior e conta com 6,1 polegadas. E a resolução dele é de 1560 x 720 pixels. Enquanto que o brilho é bastante regular, não servindo muito para ajudar em ambientes externos. Dessa maneira, o visor é ótimo para assistir vídeos com bastante qualidade.

O Play tem apenas 5.5 polegadas e sua resolução é mais baixa. Uma vez que ele detém 1440 x 720 pixels com 293 ppi. As cores e o ângulo apresentado são bons, embora tenham tons mais frios.

Bateria

As baterias de ambos são de 3000 mAh e duram pelo menos 1 dia. E o carregador que vem na embalagem possui 10 Watts de potência. Sendo que a recarga é demorada e pode levar algumas horas. Vale ressaltar que elas podem ser retiradas, o que pode ser uma vantagem.


Câmeras

As câmeras presentes no modelo Moto E6 Plus são as seguintes:

  • Wide (principal): 13 MP;
  • Sensor (profundidade): 2 MP;
  • Frontal: 8 MP.

Na principal temos uma qualidade normal nas fotos e bons resultados com boa luz. Porém, é importante saber que o cenário é o que garante imagens boas ou ruins.

Pois, o brilho e o contraste apresentados dependem justamente do local. Além disso, a secundária não consegue fazer bem o seu papel, errando nos contornos.

A câmera de selfies usa desfoque através do software e consegue ser bem-sucedida. Conforme é de conhecimento, de noite as fotos ficam mais escuras e com ruídos.

E não há um LED Flash no Moto E6 Plus que ajude na tarefa. Então, o Modo Retrato acaba sendo uma boa saída. A gravação é feita em Full HD e funciona muito melhor de dia.

Sendo que o foco não é adequado para o período noturno. E ainda não existe um sistema de estabilização para auxiliar o usuário. Por sua vez, o Play traz esse conjunto de lentes:

  • Wide: 13 MP;
  • Frontal: 5 MP.

Por certo, ele não traz o sensor de profundidade e conta apenas com uma câmera traseira. De tal forma que a principal se destaca apenas com uma iluminação correta.

Ao passo que não é recomendado fotografar em ambientes escuros ou fechados. Já que haverá menos detalhes e a nitidez realmente deixará a desejar.

A frontal do Moto E6 tem qualidade mais baixa e não traz um bom efeito retrato. O que pode deixar as selfies muito artificiais e com algumas falhas. A filmadora funciona no estilo Full HD e possui estabilização.

Sistema Operacional

Nos dois aparelhos temos o sistema operacional Android 9 Pie. Que é bastante limpo e conta com seus recursos mais básicos. De tal modo que isso ajuda um pouco, embora o hardware seja fraco.

Conclusão

O E6 chega ao mercado para compor a linha básica e demonstra ser bem simples. Com estrutura de plástico e telas diferentes as versões são bastante distintas em certos aspectos.

O Plus traz um visor mais amplo e tem um sensor a mais para as fotografias. O que acaba deixando ele como uma melhor opção de escolha. Enquanto que o Play é mais fraco nesse ponto e no hardware apresentado.

Sem dúvida, o Moto E6 é interessante para ser um celular de reserva. Pois, suas configurações são básicas e não trazem nada de inovador. As baterias são razoáveis e demoram bastante para recarregar.

Portanto, analise cada um dos pontos apresentados antes de realizar a compra. Já que existem alguns concorrentes no mercado que conseguem superar o desempenho apresentado pelo E6.

Deixe um comentário