Moto E6i é bom? Review Completo

O Moto E6i é um aparelho moderno e eficiente que se enquadra na linha básica da Motorola. Dessa forma, saiba que o modelo em questão chega com um bom sistema de hardware.

Além de trazer o Android Go que é completo e funciona conforme o esperado. E para um celular de entrada ele apresenta um preço adequado e algumas inovações. Então continue lendo o artigo para saber mais detalhes a respeito do produto.

Melhores Modelos do Moto E6i

A Motorola trouxe ao mercado seu modelo básico de celular que apresenta um belo conjunto. Nesse sentido, entenda que o produto é eficiente e consegue bons resultados.

Assim, a estrutura é boa e temos uma tela um pouco menor, sendo parecido com o modelo E6s. Na tabela abaixo temos a principal indicação do equipamento Moto E6i:

Imagem Moto E6i Detalhes
Moto E6i
Moto E6i Melhor escolha (básico)

Obviamente ele é um modelo de entrada, então suas configurações são mais simples. Mesmo assim ele se destaca em alguns pontos e trabalha de acordo com as necessidades do usuário. Vamos entender melhor tudo isso na sequência do nosso review completo.

Review Moto E6i

1

Melhor Escolha

1º – Review Moto E6i

Review Moto E6i

O design do E6i segue um padrão mais simples e consiste na utilização de um material plástico. Com isso, o produto lembra o modelo E6s e é possível perceber que os elementos do antecessor foram aplicados nele.

Ao passo que uma das diferenças foi a inclusão de novas tonalidades de cores nesta nova versão. Desse modo, o Moto E6i está disponível em rosa ou cinza, que são bem sólidas.

Por certo, ele é bastante compacto e não traz um visor muito grande. De tal forma que tem acabamento do tipo fosco e curvatura em suas bordas traseiras. Além de contar com o leitor de biometria na parte de trás do aparelho.

O seu alto-falante se localiza neste mesmo local, o que pode causar alguns abafamentos. Em seu topo temos as entradas que são voltadas para os fones de ouvido.

Já o microfone e o USB (micro) estão justamente na parte inferior do produto. Na direita temos os botões tanto da energia quanto do volume. Assim, o Moto E6i traz na esquerda a gavetinha dos chips e cartões.

A tela tem 6,1 polegadas e contém uma resolução que é em HD Plus. Deixando as imagens bonitas na tela e trazendo cores realistas. A taxa de atualização é de 60 Hertz, só que o brilho é um pouco baixo.

De fato, seu maior objetivo é ser utilizado em espaços internos. Pois, em lugares mais iluminados ele pode sofrer um pouco para mostrar o conteúdo em seu visor.

O contraste é adequado e isso pode ser visto em suas cores de alto nível. Já o ângulo (visão) consegue superar alguns modelos mais básicos. Embora ele não seja tão amplo quanto poderia.

Decerto, o Moto E6i tem como ausência o suporte conhecido com HDR10. Afinal, em modelos de entrada não é costumeiro contar com esse tipo de recurso.

Que serve para auxiliar nos vídeos que são transmitidos via Youtube. A tonalidade das cores é mais voltada para o frio. Onde o branco fica mais próximo do azul.

Por sua vez, os alto-falantes apresentam um som mono, mas eles são bastante funcionais. Há um grande equilíbrio tanto nos graves quanto os agudos, só que os médios ficam imperceptíveis.

O Moto E6i traz um fone de ouvido em sua caixa, o que é interessante. Pois, a grande maioria dos celulares atuais acaba não contando com esse acessório. Na questão do desempenho temos um hardware mais simples e que não trouxe muitas mudanças.

Dessa forma, saiba que ele consiste nos seguintes itens:

  • Processador: Octa-core com 1,6 Ghz;
  • Chip: Unisoc SC9863A;
  • GPU: IMG8322;
  • Memória RAM: 2 Gigabytes;
  • Armazenamento: 32 Gigabytes.

Nisso, o aparelho tem um conjunto de peças que é popular no mercado e que trazem certos resultados. Contudo, entenda que o hardware é antigo e com isso a performance fica prejudicada.

Principalmente para abrir e rodar os jogos e aplicativos que o usuário quiser. Outro ponto importante do Moto E6i é que o produto roda muito bem alguns games.

Porém, os que são mais exigentes podem não funcionar tão bem. De tal modo que eles precisam ser rodados com uma qualidade mais baixa nos seus gráficos.

E onde os filtros principais devem ser desativados para evitar travamentos. Além disso, esteja ciente de que a fluidez poderá não ser das melhores. Com toda a certeza isso é compreensível, já que ele é um modelo básico de celular.

Vale lembrar que no Moto E6i o game Asphalt 9 não foi compatível. Por isso, é fundamental conferir a lista de jogos que ele suporta. Sua memória com 2 GB é limitada e fica dentro do padrão do hardware mais simples.

O armazenamento com 32 Gigabytes é pequeno, porém é expansível através do cartão MicroSD. Em fotos temos um conjunto duplo de lentes na parte traseira do aparelho.

Que consiste em 13 MP + 2 MP, além de trazer o LED Flash incluso no local. Para as selfies está disponível uma câmera com 5 Megapixels de resolução. Assim, a principal de 13 megapixels consegue trazer ótimas fotos em ambientes que estejam bem iluminados.

Decerto, essa lente do Moto E6i segue o padrão dos modelos de entrada que funcionam bem nesse quesito. Entretanto, as dificuldades são vistas quando o lugar está mais escuro ou no período noturno.

Afinal, isso é algo conhecido, pois os celulares de entrada costumam ser eficientes apenas com luz adequada. E nesta versão podemos notar que são poucas as lentes que foram inclusas.

De fato, saiba que as limitações nas imagens podem ser observadas assim que o pôr-do-sol ocorre. Ao passo que há um certo escurecimento nas fotos e acontece uma baixa nitidez nos resultados.

Além de ser perceptível uma menor quantidade de detalhes, principalmente nos sombreamentos. Mesmo assim, o Moto E6i não fica muito abaixo do que é apresentado pelos concorrentes.

Uma vez que celulares mais básicos costumam ter menos funções e recursos do que intermediários e tops de linha. Assim, é notável o motivo pelo qual eles costumam ter preços mais atraentes no mercado.

O modo noturno foi incluso e tem como objetivo fazer com que as fotos fiquem mais claras. Só que ficou ausente algum tratamento que fosse voltado para a diminuição dos ruídos.

A lente secundária de 5 megapixels é utilizada para realizar o desfoque nas imagens. Deixando as fotos do Moto E6i mais interessantes e garantindo cenários mais escondidos frente ao primeiro plano.

Na distância focal temos uma amplitude bem extensa, o que dificulta na hora de fazer as macros. Já a secundária costuma em certos casos borrar até mesmo o indivíduo, se atrapalhado no desfoque.

Agora a frontal com 5 megapixels também funciona muito bem nos locais mais iluminados. Embora os excessos de luz possam estourar um pouco o fundo e isso pode atrapalhar nos resultados.

Uma vez que o alcance dinâmico ocasiona certa limitação. Contudo, o efeito utilizado para desfoque no Moto E6i funcionou corretamente. E teve um baixo número de erros, o que ajuda a valorizar o produto.

Uma ponto positivo é que as selfies noturnas ficam muito boas na frontal. Podendo ser facilmente enviadas e postadas nas suas redes sociais. A gravação de vídeos é feita no formato de Full HD em ambos as lentes (frontal e traseira).

Ocorrem alguns tremidos pois a estabilização eletrônica não foi inclusa. Mas seu foco demonstra ter a agilidade necessária. O som é mono e isso pode gerar alguns abafamentos.

A bateria tem 3.000 mAh e traz uma autonomia que é bem razoável. Visto que com um uso bem básico ele durará 24 horas. No caso, seria apenas utilizar o Whatsapp e recursos mais simples.

Caso o objetivo seja tirar fotos e utilizar mídias, então a recarga será necessária na metade do dia. Na caixa temos um carregador com 10 Watts, o que é comum nos modelos básicos.

Inegavelmente, o Moto E6i demora pelo menos 3 horas para efetuar a recarga em 100%. E isso é devido ao fato de que a entrada é de micro USB. O sistema operacional do equipamento é um Android 10 Go Edition.

Sendo mais antigo e prezando apenas pelos apps e recursos principais. Como resultado disso, saiba que o produto tem ótima fluidez para uso rotineiro. A memória RAM com 2 GB é pequena e não aguenta vários apps abertos.

Ou seja, o conjunto de software rodando junto não é uma boa ideia. Porém, esse tipo de celular não é voltado para essas tarefas mais complexas. Por certo, seu objetivo principal é permitir navegar na internet e enviar mensagens.

Preço do Moto E6i

Os preços do modelo Moto E6i podem variar bastante e ele chegou ao mercado com valores mais altos. Atualmente é possível encontrar um valor de pelo menos R$ 628,00. Só que depende do local onde o usuário pretende adquirir tal produto.

 

Moto E6i Ficha Técnica

  • Marca: Motorola;
  • Fabricante: Motorola;
  • Tela: 6,1 polegadas;
  • Resolução: 720 x 1560 pixels;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Armazenamento: 32 GB;
  • Processador: Octa-core com 1,6 Ghz;
  • GPU: IMG8322;
  • Categoria: Smartphone;
  • Câmeras Traseiras: 13 MP + 2 MP;
  • Câmera frontal: 5 MP;
  • Sistema Operacional: Android 10 Go Edition;
  • Peso: 160 gramas;
  • Bateria: 3.000 mAh.

Moto E6i Custo Beneficio

O custo-benefício apresentado pelo aparelho é considerado baixo. Afinal, ele apresenta várias limitações e serve apenas para tarefas bem básicas. No entanto, para quem precisa de um celular básico ele funciona bem.

Assim, é possível encontrar outros modelos que são tão bons quanto ele. E na própria Motorola podemos achar aparelhos superiores. Porém, por ser de entrada até que o Moto E6i tem alguns pontos favoráveis.

Tela

Com 6,1 polegadas em sua composição, o visor do aparelho é pequeno. Tendo uma resolução de HD Plus, o que permite uma boa experiência. Enquanto que são 60 Hertz em sua taxa (atualização).

O brilho é baixo e isso dificulta usá-lo em ambientes que tenham muito sol. Sendo indicado para quem pretende fazer uso do produto em lugares fechados.

Suas cores tem bom contraste e demonstram ter uma ótima tonalidade. Contudo, na parte do ângulo de visão não há uma grande amplitude. De tal forma que o suporte voltado para o HDR10 também ficou de fora.

O Moto E6i possui tons mais frios e o branco costuma ficar bem mais próximo do azul. Assim, caso o usuário queira mudar isso, ele só precisa acessar a parte das configurações.

O som do produto é potente, mas se limita justamente ao modo. Onde é equilibrado nos graves e agudos. Agora os médios praticamente não são ouvidos e isso é um ponto negativo.

Seu fone de plástico vem junto na embalagem e ajuda a melhorar um pouco a qualidade do som gerado. No geral, para um modelo básico, ele traz o que é mais comum no mercado atual.

Bateria

São 3.000 mAh nessa versão do aparelho Moto E6i que tem software Android. Com isso, saiba que a autonomia se mostrou bastante razoável. Pois, ele só consegue ter carga para o dia todo se for usado apenas para mensagens.

Ou seja, com um uso mais intenso ele costuma durar apenas metade do dia. E isso dependendo do que for feito pelo usuário. Vale ressaltar que o carregamento é demorado e dura cerca de 3 horas.

Visto que são apenas 10 Watts em seu carregador que integra a caixa. Mesmo assim, saiba que esse componente está dentro dos padrões. Já que nos modelos básicos não é costumeiro usar componentes muito fortes. E o Moto E6i não conta com recarga acelerada nesta versão.

Acessórios

A embalagem do celular E6i chega na cor preta e tem o logotipo branco na parte superior. Enquanto que o nome do aparelho segue na parte inferior e está em laranja.

Dessa maneira, temos o aparelho que é o principal item que será encontrado no pacote. Além disso, temos o carregador com 10 Watts que já foi mencionado anteriormente.

Demorando 3 horas para completar 100% da carga e garantindo assim o funcionamento contínuo do equipamento. O Moto E6i ainda conta com um cabo micro USB, que tem uma velocidade mais baixa.

Já que não é no padrão “C” que é mais moderno e que otimiza a recarga. A capinha de silicone integra o conjunto. O que reforça a segurança e segue sendo um diferencial encontrado nos modelos de entrada.

Aliás, nos produtos intermediários ou top de linha muitas vezes são poucos os componentes e acessórios na caixa. Então, isso é uma vantagem que o modelo básico traz aos seus consumidores.

A fim de permitir a abertura da gaveta do SIM e do MicroSD no Moto E6i temos a chavinha. Por certo, saiba que ela é simples de utilizar e consegue fazer essa abertura com praticidade e eficiência.

Em seguida, o usuário só precisará inserir os cartões e chips que desejar. Vale mencionar que o fone de ouvido compõe o pacote. Ele é de plástico e tem um certo conforto, podendo melhorar a experiência com músicas no celular. 

Por fim, os manuais são padrões e trazem as informações do produto. Obviamente é importante contar com tais dados em caso de dúvidas. E também para manter um funcionamento correto e efetivo do Moto E6i.

Câmeras

O conjunto de câmeras é básico e consiste em lentes duplas na parte traseira. Desse modo, a principal conta com 13 megapixels e consegue fazer ótimas fotos quando o ambiente está bem iluminado.

Decerto, essa é uma vantagem que é vista em diversos outros modelos da categoria de entrada. Entretanto, no período noturno ou em locais mal iluminados as imagens podem perder a nitidez.

Além de diminuir um pouco os detalhes que são captados pelo usuário. Isso ocorre principalmente nas sombras, o que prejudica um pouco. O Moto E6i tem 2 megapixels em sua lente secundária, servindo para desfocar os cenários.

E devido a resolução ela é um pouco inferior a principal. Embora consiga fazer algumas fotos de qualidade e supere até mesmo a concorrência. Porém, no período noturno ela também fica abaixo do esperado.

Pensando nisso foi disponibilizado o recursos “Modo Noturno’” que serve para ajudar na iluminação. Servindo para alguns cenários e conseguindo trabalhar bem com o aparelho.

Só que a ausência de tratamento acaba não gerando uma diminuição considerável nos ruídos. Mas mesmo com essas limitações o Moto E6i tem boas câmeras e traz bons resultados.

Sua distância focal na wide é um pouco grande, o que gera algumas dificuldades no registro das macros. E a secundária acaba fazendo a mesma coisa, podendo até mesmo causar borrões.

As selfies são feitas com uma lente de 5 megapixels e o funcionamento dela é muito bom. Principalmente no período do dia, onde a iluminação é mais favorável para o processo.

O modo retrato tem dificuldades e limita bastante todo o alcance dinâmico. O que acaba não sendo uma boa ideia em alguns cenários. Entretanto, o Moto E6i tem um efeito de desfoque efetivo e que tem poucos erros.

Vale dizer que as selfies noturnas são boas nessa câmera e podem ser colocadas nas redes sociais. Na tarefa de gravar vídeos temos o estilo Full HD que funciona adequadamente na frontal e na traseira.

Mas a falta de estabilização acaba gerando tremidos, o que não é algo interessante. Inegavelmente, o que ajuda é justamente o seu foco mais ágil, gerando praticidade e dinamismo. O som do tipo mono pode ficar um pouco abafado e isso não é muito legal. 

Desempenho

O Moto E6i conta com um chip Unisoc e um processador octa-core com 1,6 Ghz. Dessa forma, saiba que o modelo tem um hardware considerado obsoleto, ou seja, mais antigo.

Onde seu desempenho não consegue ser dos mais atraentes e com isso não surpreende os seus usuários. Além disso, a memória RAM com 2 Gigabytes é pequena e são apenas 32 GB de armazenamento interno.

A vantagem é que há possibilidade de expansão dela através do cartão microSD. Nos testes voltados para a velocidade do aparelho, percebeu-se que o mesmo é um pouco lento para abrir os apps e jogos.

Enquanto que não é recomendável abrir vários deles em conjunto. Visto que o objetivo do celular em questão é o uso mais básico. Incluindo mensagens, navegação e outras tarefas mais simples.

Sistema Operacional

Por sua vez, o sistema operacional do Moto E6i é um modelo Android Go Edition. Que tem um pacote atualizado de segurança, mas é um software já ultrapassado.

Onde sua interface recebeu uma otimização para contar apenas com recursos e apps mais importantes. Assim, para uso rotineiro o produto consegue dar conta do recado corretamente.

Só não queira fazer o equipamento rodar apps e jogos de alto nível. Pois, ele é limitado para se enquadrar na categoria mais básica. E o perfil de público dele busca esse tipo de atividade.

Design

Toda a estrutura do Moto E6i é feita em plástico e não houveram muitas modificações. Suas cores podem ser encontradas no mercado nos tons de rosa e cinza.

Aliás, o produto é compacto e tem uma telinha um pouco menor. Ao passo que suas bordas são curvilíneas e o acabamento é no padrão fosco. O que ajuda na diminuição das chances dele escorregar das mãos dos usuários.

Para ler a biometria, a função fica na parte de trás do aparelho. De tal maneira que há um reconhecimento digital de alto nível. Seu alto-falante fica na traseira e pode acabar abafando se colocado em uma mesa.

A entrada micro USB fica posicionada na parte inferior do Moto E6i. E a gaveta dos cartões e chips fica no lado esquerdo. Enquanto que na direita temos o volume e o botão par ligar e desligar o aparelho.

Vale dizer que suas conexões são o Wi-Fi e o Bluetooth 4.2. Só que não há opções de NFC e nem do giroscópio. No geral, ele é simples e bonito, se adequando a quem procura modelos do tipo.

Conclusão

O E6i é um bom aparelho que traz uma configuração conhecida na categoria. Assim, ele segue o padrão e apresenta uma tela de qualidade. Tendo também um hardware básico, voltado para as tarefas mais simples.

Além de ter como vantagem o fato de permitir expandir a memória interna de 32 GB. Onde será possível armazenar mais fotos, vídeos e informações. O Moto E6i conta com um som interessante, mas que é mono.

Já o sistema operacional é mais antigo, mesmo assim funciona bem com o hardware incluso. Decerto, a bateria é pequena e serve para tarefas menos complexas, como ler e enviar mensagens.

As fotos são boas quando há iluminação e tendem a perder nitidez no período noturno. Embora a lente de selfies consiga driblar isso e faz um ótimo papel. No geral essa é um escolha básica, por isso analise bem se ele vale a pena ou se outros modelos são mais interessantes. 

Deixe um comentário