Moto G31 é bom? Review Completo

O modelo Moto G31 faz parte do novo produto que a Motorola lançou no mercado atual. Dessa forma, temos um aparelho do tipo intermediário que possui uma configuração mais básica.

Assim, entenda que ele consiste em uma atualização para o seu antecessor que foi o Moto G30. Então vamos verificar o review do produto e todos os detalhes dele nesse artigo.

Melhores modelos do Moto G31

O G31 é um celular intermediário que a Motorola fabricou recentemente. Com isso, saiba que seu objetivo é ser um produto que atraia os usuários. Embora seja possível observar algumas reduções em comparação aos outros modelos.

Os pontos fortes ficam por conta da sua tela que é boa e da bateria que apresenta boa autonomia. Nesta tabela situada abaixo temos a indicação principal para o Moto G31:

Imagem Moto G31 Detalhes
Moto G31
Moto G31 Melhor escolha (intermediário)

Conforme o que podemos notar é que esse é um aparelho mais enxuto. Onde algumas das configurações são simples e por isso carecem de melhorias. No decorrer do artigo vamos entender as vantagens apresentadas pelo G31 e também os pontos a serem otimizados.

Review Moto G31

1

Melhor Escolha

1º – Review Moto G31

Review Moto G31

Com o objetivo de ser um intermediário, o G31 chega para integrar o portfólio da marca Motorola. Desse modo, saiba que ele trouxe algumas atualizações, frente ao seu antecessor que é o G30.

Além disso, o design é bonito e tem como material principal um plástico de qualidade. Enquanto que o Moto G31 agora contém um furo para a câmera de selfies.

Que fica centralizado no topo do aparelho e as bordas dele são finas e seu queixo é mais largo. Já a textura presente na parte de trás evita com que ele escorregue e não deixa acúmulos de marcas de dedos.

No mercado brasileiro temos as cores azul e grafite disponíveis para a compra. Vale destacar que o bloco de câmeras vem no formato de uma coluna. Alinhando as lentes e tendo o Led Flash em sua lateral.

O logotipo do produto fica atrás e temos o leitor de biometria inserido nesse mesmo local. Funcionando com rapidez e cumprindo bem o que promete. O Moto G31 traz o botão de energia na direita, bem como o volume.

Aliás, o botão do Google Assistente fica localizado perto deles e a gavetinha dos chips está posicionada na esquerda. Os fones de ouvido podem ser inseridos na conexão que está no topo do produto.

Ao passo que o microfone também fica nessa parte superior, enquanto que o outro microfone, o USB-C e seu alto-falante ficam embaixo. Contudo, não temos o NFC (pagamentos) e nem a conexão 5G.

Por sua vez, a tela traz 6,4 polegadas em um painel OLED. Onde as cores demonstram realismo e temos um contraste em nível maior. Já o ângulo de visão é ótimo e deixa a experiência ainda mais agradável.

Contudo, esse painel tem como ponto fraco o fato de ter uma taxa de 60 Hertz. Ficando abaixo de muitos modelos que contam com 90 Hz. Além disso, o Moto G31 tem uma resolução em Full HD Plus.

De tal modo que a definição é adequada e temos belas imagens e cores realistas no visor. Enquanto que o brilho é elevado e isso facilita visualizar o conteúdo nos locais abertos e iluminados.

Já o sistema de som conta com apenas um alto-falante mono. Onde sua potência é inferior ao de alguns concorrentes. Ao passo que a ausência dos médios e a sutileza dos sons graves prejudicam a experiência.

A plataforma principal do hardware é o chipset Helio G85 MediaTek. Que chega em conjunto com uma memória RAM com 4 Gigabytes. Entretanto, esse chip não foi capaz de entregar uma performance muito alta.

Uma vez que o Moto G31 demora um pouco para abrir seus aplicativos e games. No caso, em segundo plano essa tarefa tende a demorar alguns segundos a mais do que em outros aparelhos.

A fim de armazenar dados e fotos temos a memória interna com 128 Gigabytes. Desse modo, saiba que esse espaço é bom, mas há possibilidade de expansão até 1.024 GB.

Aliado ao hardware já citado no artigo temos também o processador Octa-core 2.0 Ghz. Sendo rápido em seu processamento e funcionando junto ao chipset da MediaTek.

Por certo, a GPU Mali-G52 (MC2) consegue rodar diversos títulos. Desde que eles sejam simples e que não exijam tanto do produto. Já que o Moto G31 não roda games em alta qualidade.

Nas câmeras traseiras está um conjunto triplo de lentes com as seguintes resoluções:

  • 50 MP (Wide);
  • 8 MP (Ultra-wide);
  • 2 MP (Macros).

Com isso, saiba que o aparelho consegue extrair ótimas fotos e funciona conforme o esperado. Dessa forma, as cores estão em bons níveis e sua nitidez ultrapassa modelos intermediários.

Decerto, o Moto G31 apresenta alcance dinâmico que equilibra tanto o contraste quanto o brilho. E mesmo em períodos noturnos ou com pouca luz ainda podemos ter bons resultados.

Aliás, as fotos não contam com tantos ruídos e suas cores se mantem em um patamar correto. Só a nitidez que diminui um pouco devido as condições de iluminação que são apresentadas.

Com o uso do Modo Noturno temos imagens mais claras e recuperação dos detalhes das sombras. Na ultra-wide com 8 megapixels o dinamismo (alcance) fica mais limitado.

Como resultado disso, ocorrem certos estouros na parte do fundo. E a tendência é de uma nitidez mais baixa, sendo inferior a câmera principal. Obviamente isso é compreensível devido a diferença na resolução.

Vale destacar que a lente secundária do Moto G31 não consegue fazer fotos tão boas de noite. Mas pelo menos ela veio para substituir a câmera exclusiva que era utilizada para o desfoque.

Conseguindo gerar efeitos muito melhores, mesmo ainda contando com certas falhas. A lente Macro com 2 megapixels possui um sensor simples que é encontrado em modelos básicos.

Dessa maneira, saiba que o usuário terá imagens em nível médio, tanto nas cores quanto na nitidez. Já a frontal tem 13 megapixels e faz ótimas selfies apenas quando a iluminação está de acordo.

Enquanto que de noite os resultados não serão tão bons e poderá haver certas granulações. Pois, entenda que essa lente já não é tão potente quanto a wide que está presente na parte de trás do aparelho.

O Moto G31 ainda faz gravações de vídeos em Full HD utilizando as câmeras frontal e traseira. O que acaba decepcionando um pouco, já que pelo valor cobrado deveria incluir a função de filmar em 4K.

Seu foco acaba não tendo muita agilidade e não há estabilização avançada para evitar com que ocorram tremidos. O áudio é do tipo estéreo, mas não consegue trazer a nitidez buscada pelos usuários.

De fato, no quesito bateria o produto conta com 5.000 mAh, o que ajudou bastante na autonomia. De tal modo que será possível utilizar o celular por mais de um dia completo.

Onde a carga é durável e isso possibilita a realização das mais diversas tarefas com muita qualidade. Vale ressaltar que o Moto G31 traz apenas um carregador simples com 10 Watts de potência.

Resultando em 2 horas e 30 minutos de tempo para que a carga fique em 100%. Assim, esse é um dos pontos que acabam decepcionando os usuários e que poderia ser melhorado.

O sistema operacional do G31 é o Android 11 e a estimativa é de que haja apenas uma atualização. O que pode decepcionar muitas pessoas que pretendiam ter um aparelho mais moderno no software.

Por certo, a plataforma é bem limpa, mas não conta com certas opções interessantes para uma boa customização. Ao modo que possui apenas os gestos que são padronizados e bem conhecidos na marca.

O Moto G31 tem um sistema que até flui bem e consegue resultados favoráveis. Porém, não chega com uma tela de 90 Hertz, o que poderia otimizar bastante e ajudaria na valorização do produto.

Além de permitir com que as animações fossem mais rápidas e velozes durante o seu uso. No caso, ele tem uma tela OLED que apresenta brilho alto e sua bateria tem ótima autonomia.

Já as suas câmeras fazem fotos de qualidade em quaisquer períodos. Sendo que a principal (wide) é a mais potente e eficaz. Seus pontos fracos ficam por conta da ausência de 90 Hertz na taxa de atualização.

E também pelo fato de que o desempenho no multitarefas não foi tão bom quanto se esperava. Mesmo tendo um conjunto interessante de hardware. Por fim, a câmera do tipo macro poderia ter sido mais eficiente. No geral, ele é um bom intermediário só precisava de alguns ajustes.

Preço do Moto G31

O Moto G31 pode ser encontrado no mercado por cerca de R$ 1.349,00. Sendo um valor acessível e que está dentro do que esperado diante do que o aparelho consegue entregar ao usuário.

Moto G31 Ficha Técnica

  • Marca: Motorola;
  • Fabricante: Motorola;
  • Tela: 6,4 polegadas;
  • Resolução: 1080 x 2400 pixels;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento: 128 GB;
  • Processador: Octa-core com 2.0 Ghz;
  • GPU: Mali-G52 (MC2);
  • Categoria: Smartphone;
  • Câmeras Traseiras: 50 MP + 8 MP + 2 MP;
  • Câmera frontal: 13 MP;
  • Sistema Operacional: Android 11;
  • Peso: 180 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh.

Moto G31 Custo Beneficio

O G31 apresenta um custo-benefício que é inferior ao da média do mercado, ficando abaixo de modelos da própria marca. No caso, entenda que ele é voltado para quem busca um celular intermediário com funções mais básicas.

De tal forma que é importante avaliar todos os componentes dele para verificar se está de acordo com o que o usuário necessita. Vamos avaliar em detalhes os outros pontos que fazem parte do produto na sequência do artigo.

Tela

A tela do Moto G31 do aparelho chega com 6,4 polegadas e tem resolução em formato Full HD Plus. Desse modo, saiba que as definições são adequadas e temos belas imagens na tela.

A tecnologia aplicada é a OLED, substituindo o antigo LCD que compunha os modelos antecessores. O nível de brilho aumentou e isso acabou resolvendo as dificuldades que haviam nos produtos antecessores.

Contudo, um dos pontos desfavoráveis é que a taxa de atualização do visor é de apenas 60 Hertz. E pelo preço cobrado poderíamos ter pelo menos uma tela com 90 Hz.

Vale ressaltar que o Moto G31 tem um som mediano e que poderia ser melhorado. Pois, compreenda que ele é mono e com isso ele acaba ficando abaixo de vários dos concorrentes.

Já que seus graves são fracos e os médios quase que são imperceptíveis. Nisso, os agudos acabam ficando em evidência, distorcendo o áudio. O fone de ouvido acompanha o produto em sua embalagem. E as outras marcas não costumam trazer esse componente, o que surge como um diferencial.

Bateria

São 5.000 mAh de bateria que agregam uma autonomia interessante para esse aparelho. Dessa maneira, entenda que o Moto G31 pode render acima de um dia de uso.

Ficando aproximadamente em uma faixa de 28 horas dependendo das tarefas desempenhadas pelo usuário. Porém, o carregador que vem na caixa tem somente 10 Watts de potência, demorando muito para fazer a recarga.

Como resultado, serão 2 horas e 30 minutos para que a recarga fique completa. E nesse quesito seria importante se a marca pudesse enviar um carregador mais forte para otimizar o processo.

Acessórios

Como é de praxe, o aparelho chega em uma caixa na cor preta e que conta com o logotipo no topo. Desse modo, o nome do produto está destacado na parte inferior na cor verde.

Em meio aos acessórios disponíveis temos o seu carregador com 10 Watts. Que não chega a ser ruim, mas demora mais de 2 horas para trazer a recarga necessária.

Assim, seria interessante se ele fosse mais potente, o que traria praticidade e rapidez ao usuário. Além disso, o Moto G31 tem um cabo do tipo USB-C que é o mais comum atualmente.

Enquanto que consegue transferir dados, vídeos e fotos com muita qualidade para o computador. Servindo inclusive para recarregar o produto quando houver necessidade.

Seu fone de ouvido é mais básico, sendo feito em material plástico simples. Mesmo assim, ele consegue melhorar um pouco a experiência sonora que não é das mais potentes.

Outro diferencial que a marca tem conservado é o fato de trazer uma capinha de silicone. Decerto, saiba que ela é transparente e permite a proteção necessária para o equipamento.

Ajudando a evitar que ele quebre caso caia no chão ou sofra algum tipo de impacto. Essa capinha é simples, mas o Moto G31 pode utilizar outros modelos que estão disponíveis no mercado.

Os guias informativos para o comprador são os padrões que já estamos acostumados. Afinal, eles ensinam todos os recursos e as funções que o celular contém em seu interior.

Já a chave é utilizada justamente para abrir a gaveta do SIM Card. Assim, será possível até mesmo colocar o microSD que ajuda a expandir a memória interna. No geral, a marca traz vários itens e esse é um ponto positivo.

Câmeras

As lentes traseiras do Moto G31 são triplas e possuem 8165 x 6124 pixels de resolução. Dessa forma, saiba que temos a wide com 50 megapixels, a ultra-wide com 8 megapixels e a macro com 2 MP.

O ângulo máximo que podemos encontrar no produto é de 118 graus. E temos a estabilização do tipo digital. Além do Flash Led que está localizado na traseira e auxilia durante a tarefa de fotografar.

Com isso, o aparelho demonstra competência para captar as imagens, tendo boas cores e nitidez elevada. Ficando inclusive acima de alguns dos intermediários, o que é uma boa notícia.

Vale mencionar que o Moto G31 tem equilíbrio em seu brilho e no contraste. Visto que seu alcance dinâmico permite com que isso seja realmente possível. Entretanto, ao entardecer ou no período noturno temos uma leve queda na qualidade.

Devido ao fato de que isso é um pouco comum já que as condições acabam dificultando um pouco. Mesmo assim, o usuário conseguirá ótimas imagens e a principal (wide) vale muito a pena.

O Modo Noturno serve para clarear um pouco as fotos, conseguindo recuperar um pouco das sombras. Nesse sentido, o Moto G31 apresenta cores com contraste melhorado e bastante aprimoradas.

Decerto, a ultra-wide obtém cenário maiores e mais complexos. Mesmo tendo uma resolução de 8 megapixels. O que a deixa bem abaixo da wide que conta com 50 megapixels.

Inegavelmente as capturas de imagens serão menos nítidas, sofrendo para fazer fotos noturnas. Que podem sair um pouco mais escuras e perdem um pouco da nitidez desejada.

Ademais, saiba que o Moto G31 tem um extra que é bem interessante. Assim, há uma substituição da lente de desfoque gerando um tipo de efeito mais forte. Contudo, é possível verificar algumas falhas.

A macro tem 2 megapixels e serve para aproximar do objeto que precisa ser fotografado. Fazendo com que seja possível observar vários detalhes mais imperceptíveis do cenário.

Dessa forma, saiba que suas fotos saem medianas e temos cores e nitidez nesse mesmo nível. A frontal apresenta seus 13 megapixels e consegue ótimas fotos quando a iluminação está de acordo.

Enquanto que de noite ocorrem certas granulações e escurecimentos nas fotos. De tal modo que o Moto G31 gera boas selfies quando a iluminação ajuda o usuário na composição.

Os vídeos são feitos utilizando o estilo Full HD através da lente frontal e da traseira. Porém, esperava-se que ele pudesse pelo menos fazer gravações que fossem em 4K.

Já o foco não demonstra a agilidade necessária e não há sistema para proteger contra os tremidos. O áudio é do tipo estéreo, mas não tem a nitidez esperada e por isso desapontou um pouco.

Desempenho

A configuração do hardware conta com diversos componentes importantes. No caso, temos o processador Octa-core 2.0 Ghz, o chip Helio G85 Media Tek e a GPU Mali-G52.

Além disso, saiba que o Moto G31 tem 4 Gigabytes de memória RAM e são 128 de armazenamento. Ao passo que a memória interna ainda pode ser expandida alcançando a faixa de 1.024 Gigabytes.

De fato, o chipset Helio G85 não trouxe grandes mudanças frente ao Snapdragon 662 do modelo anterior. Dessa maneira, alguns segundos a mais foram necessários para que os apps e games fossem abertos.

Embora ele tenha a mesma memória RAM do seu antecessor. Os 128 Gigabytes para guardar fotos e vídeos são um bom espaço. E a expansão deixa tudo mais interessante, pois traz mais possibilidades.

Na questão de jogabilidade temos a GPU Mali-G52, onde os jogos mais simples podem rodar sem dificuldade. Enquanto que o Moto G31 tem boa fluidez no quesito, só não consegue funcionar com games de alto nível. Por isso, alguns filtros e efeitos podem ter de ser desativados.

Sistema Operacional

O software principal consiste no modelo Android 11 que tem uma atualização em vista. Vale destacar que o sistema é bem limpo e enxuto, fluindo muito e tendo vários recursos interessantes.

Entretanto, saiba que são poucas as customizações, mas temos os suportes para gestos. O que realmente fez falta foi a tela com 90 Hertz, pois isso poderia gerar animações com velocidade maior.

Design

O design do Moto G31 teve apenas algumas mudanças em relação ao G30. De tal forma que o entalhe agora é uma gota e as bordas são mais finas nas laterais.

Embora o queixo seja mais saliente e tenhamos um bloco de câmeras na vertical. Decerto, o aparelho é bem prático de segurar e escorrega bem menos. As cores que temos disponíveis são o azul e o grafite.

Toda a estrutura é feita de plástico e o Logotipo da traseira traz um leitor de biometria. Que consegue trabalhar muito bem e responde rápido ao toque. Na direita está o botão de energia e o volume.

Enquanto que na esquerda temos a gaveta do SIM Card e do microSD. Nisso, o Moto G31 tem uma entrada para fone de ouvido no topo. E o USB-C, seu microfone e o alto-falante ficam na parte de baixo. Nessa versão não temos o NFC e nem a conexão mais moderna 5G.

Conclusão

O aparelho G31 é uma boa escolha que temos na categoria intermediária. Afinal, ele tem uma tela OLED que apresenta um brilho elevado. E sua autonomia de bateria é muito adequada.

Garantindo muitas horas de uso e trazendo uma evolução frente ao seu antecessor. Suas câmeras fazem ótimas fotos tanto no período diurno quanto no noturno.

O Moto G31 só poderia ser melhor se a sua tela tivesse 90 Hertz e se o multitarefas apresentasse desempenho mais alto. Outro detalhe importante é que a lente macro poderia ter um destaque maior.

Mesmo assim, esse aparelho celular tem muitas vantagens, embora seu custo-benefício seja baixo. Portanto, você pode conferir todas essas informações do artigo para chegar a uma decisão.

Deixe um comentário