Galaxy A31 é bom? Review Completo

O modelo de celular Galaxy A31 foi elaborado pela Samsung para compor a família A. Dessa forma, saiba que esse aparelho chega com algumas inovações, frente ao seu antecessor.

Assim, você deve conhecer todas as especificações técnicas dele para decidir pela compra. Então continue lendo esse artigo onde trazemos uma análise detalhada do produto.

Melhores modelos do Samsung Galaxys A31

O A31 foi lançado no mercado recentemente e parece ser uma boa opção. Pois, o modelo traz alguns pontos parecidos com seu antecessor. Contudo, a bateria está maior, fazendo com que ele possua uma autonomia maior.

Por esse motivo, um review completo é a melhor solução para quem busca um celular. Confira, nessa tabela a indicação para o Galaxy A31:

Imagem Galaxy A31 Detalhes
Samsung Galaxy A31
Samsung Galaxy A31 Melhor escolha

De fato, ele é a melhor escolha devido às suas boas funcionalidades. Já que demonstra ter sofrido algumas melhorias interessantes. Porém, na parte do chip alguns problemas de desempenho puderam ser notados.

Review Samsung Galaxy A31

1

Melhor Escolha

1º – Samsung Galaxy A31

Samsung Galaxy A31

Esse modelo de celular tem como objetivo ser um sucessor direto do A31. Desse modo, ele é uma espécie de união entre o A31 e o A51. Devido ao fato de que o produto contém as características apresentadas por ambos.

Em termos de design, o A31 continua sendo fabricado em plástico. Na parte frontal temos um entalhe que lembra uma gota. Ao passo que nesse local temos a câmera utilizada para selfies.

Além disso, o Galaxy A31 possui a parte traseira muito parecida com outros modelos. E isso pode ser visto através do formato holográfico, sendo disponibilizado em 3 cores:

• Azul;
• Branco;
• Preto.

A sua tela chega com 6,4 polegadas e continua com as mesmas bordas. Dessa maneira, ele consegue ser maior em termos de tamanho do que o A30. Enquanto que as polegadas são as mesmas do seu antecessor.

Entretanto, o peso dele está maior devido ao aumento na bateria. Já que a mesma agora possui 5000 mAh. Outro ponto interessante é que o leitor biométrico ainda pode ser encontrado na tela.

Embora o seu desempenho não seja tão rápido, ele funciona bem. A tecnologia Super Amoled faz parte da tela e traz resolução HD Plus. Com isso, o Galaxy A31 demonstra que a qualidade das suas imagens está melhor.
Por certo, o brilho está um pouco maior e isso ajuda em ambientes iluminados. Em relação ao som, o aparelho não possui estéreo, o que prejudica a saída de áudio.

O hardware apresentado é o Exynos 7904 com chip Mediatek Helio P-65. Além de um processador octa-core com 2 GHz. A memória RAM é de 4 ou 6 GB e o armazenamento (64/128GB).

Essa mudança de chip acabou deixando o desempenho mais fraco. De tal modo que faltam algumas otimizações no modelo. Contudo, os jogos rodam muito bem e possuem boa fluidez.

Em questão da bateria, temos um ponto forte do aparelho. Pois, ela chega com seus 5000 mAh, porém demora 2 horas para carregar. Já o sistema operacional é o Android 10 com interface One UI 2.0.

As câmeras traseiras do Galaxy A31 são as seguintes:

• Wide: 478 MP;
• Ultrawide: 8 MP;
• Macro: 5 MP;
• Sensor de Profundidade: 5 MP.

Enquanto que a frontal possui 20 MP, sendo boa para selfies. Algumas fotos ficam adequadas, porém a principal faz imagens inferiores ao A51. Em locais mais abertos o processo costuma ser muito bom.

Agora em lugares fechados ou a noite, a nitidez é bastante comprometida. E a ausência de um modo noturno é ruim. Por fim, a filmadora não faz gravações em 4K e falta uma certa estabilização nas imagens.

Preço do Galaxy A31

No mercado atua, o A31 pode ser encontrado na faixa dos R$ 1.467,89. Sendo um valor razoável para as funcionalidades por ele apresentadas.

Galaxy A31 Ficha Técnica

  • Marca: Samsung;
  • Tela: 6,4 polegadas;
  • Fabricante: Samsung;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento: 128 GB;
  • Câmeras Traseiras: 48 MP + 8 MP + 5 MP + 5 MP;
  • Câmera Frontal: 20 MP;
  • Resolução: 1080 x 2400 pixels;
  • Categoria: Smartphone;
  • Tecnologia: Super Amoled;
  • Processador: octa-core 2 GHZ;
  • Sistema Operacional: Android 10;
  • Peso: 400 gramas;
  • Bateria: 5000 mAh.

Galaxy A31 Custo Beneficio

Em termos de custo-benefício o Galaxy A31 demonstra ser uma boa opção. Pelo menos no quesito bateria, ele é muito superior aos modelos anteriores. O problema realmente é que o chip não é dos mais modernos.

Embora trabalhe bem, ele costuma ser mais lento em certos pontos. As câmeras são interessantes e fazem boas fotos. Contudo, tudo depende do ambiente e do local onde as fotos estão sendo tiradas.

Tela

A tela do aparelho vem com um bom tamanho para um Smartphone. Já que ela conta com 6,4 polegadas, sendo a mesma do modelo A30. Nesse sentido, saiba que a resolução diminuiu em relação ao A30S.

Pois, agora temos apenas o HD+, e anteriormente tínhamos o Full HD Plus. Isso pode deixar as imagens um pouco mais baixas que no antecessor. Além disso, o Galaxy A31 possui uma tela muito mais esticada.

E suas bordas não sofreram nenhum tipo de redução. Continuando da mesma forma como eram conhecidas no A30. O leitor de biometria fica no visor e funciona corretamente.

Mesmo que em alguns pontos possa ser um pouco lento na leitura. A tecnologia aplicada é a Super Amoled. O que garante uma experiência satisfatória para o usuário do produto.

Ao todo temos uma resolução na faixa dos 1080 x 2400 pixels. Sendo o suficiente para termos imagens bonitas no visor do celular. O brilho está em um bom patamar e ajuda a valorizar o produto.

Já as cores são mais vibrantes e melhoram as imagens geradas na tela. Com isso, o Galaxy A31 demonstra que nesse quesito o aparelho foi muito bem elaborado. Assim, temos então um celular completo e com um bom visor touchscreen.

Bateria

Fabricada com 5000 mAh, a bateria do A31 é realmente muito boa. Uma vez que ela garante muitas horas de uso, sem precisar carregar o produto. Nisso, temos um aparelho que supera os antecessores com muita folga.

Ao passo que ele pode ser considerado um dos melhores da linha A. Entretanto, para a carga completa na bateria serão necessárias 2 horas. Já que ela é bem maior e requer muito mais tempo para recarregar.

Para quem busca um aparelho que dure muito tempo, essa pode ser uma boa opção. Porém, o peso dele aumentou e agora está na faixa das 400 gramas. Mesmo assim, o Galaxy A31 tem esse ponto forte em relação aos outros modelos.

Acessórios

Bem como os outros modelos da família A, o A31 possui alguns acessórios. Desse modo, a caixa sofreu algumas mudanças na sua estampa. Pois, agora temos a imagem do produto inserida na embalagem.

Enquanto que o carregador chega com 15 Watts (potência). Obviamente ele poderia ser muito melhor e carregar o celular em menos tempo. Mas a Samsung decidiu manter esse acessório nesse patamar, mesmo com uma bateria superior.

O cabo é um USB-C que é padronizado e serve para diversas tarefas. Além disso, o Galaxy A31 vem com a chave do microSD e do SIM. O fone de ouvido é um modelo muito básico e não consegue trazer excelente som.

O manual do usuário é eficiente e traz todas as informações necessárias. Para que o usuário possa utilizar o produto da melhor maneira possível. Agora se a pessoa quiser e possível comprar outros acessórios no mercado.

Existem muitas capinhas personalizadas ou que servem apenas para proteger o produto. Basta realizar uma boa pesquisa que você encontrará alguns modelos disponíveis.

Câmeras

Nas câmeras temos algumas mudanças em relação aos outros modelos da linha. Sendo que o A30 continha apenas duas delas em sua composição. Enquanto que o A30s chegou com 3 e o A51 com 4 câmeras.

Por sua vez, o Galaxy A31 também possui quatro câmeras que são as seguintes:

  • Wide: 48 MP;
  • Ultrawide: 8 MP;
  • Macro: 5 MP;
  • Sensor de Profundidade: 5 MP.

Já a frontal foi aprimorada para os 20 MP, o que contribuiu bastante com as selfies. Na câmera principal (wide) há uma resolução muito maior. De tal forma que ela se iguala justamente ao modelo A51.

De fato, isso costuma ser mais comuns em celulares considerados intermediários. Dessa forma, o processador mais fraco acabou prejudicando as imagens ao comparar com o A51.

Entretanto, em lugares abertos o resultado pode ser considerado bom. Desde que a iluminação seja adequada e ajude na geração da imagem. Agora se ocorrer uma ausência de luz, a tendência é de queda na qualidade.

Já os locais mais fechados possuem uma nitidez mais baixa nas fotos. E os problemas das fotografias à noite continuam sendo evidentes. Além da ausência de um modo noturno para corrigir o problema.

O Galaxy A31 também possui uma lente grande-angular. Que apresentou muitas dificuldades nas fotos e o resultado foi ruim. Já que as imagens ficam mais escuras à noite e com baixa nitidez.

E mesmo durante o dia a qualidade também não foi das melhores. A macro serve para fotografar animais e objetos com mais detalhes. E a mesma contém um tipo de foco fixado, cumprindo muito bem o seu papel.

O Sensor de profundidade é bom e apresentou poucas falhas. Já a câmera frontal está com uma resolução muito melhor. E não consegue trazer tantos detalhes quanto se esperava.

Porém, as selfies são boas e não costumam ficar ruins á noite. Por certo, o modo retrato do Galaxy A31 tem uma limitação maior e algumas falhas. As gravações não podem ser feitas em 4K e apresentam som e foco ágil. Embora a estabilidade ainda não seja das melhores.

Desempenho

O desempenho apresentado pelo celular A31 é superior aos modelos mais antigos. Entretanto, em comparação aos mais modernos ele deixa a desejar. Pois, o A30 demora muito menos que ele para abrir apps e jogos.

De fato, o chip necessita de uma otimização para entregar melhores resultados. O Exynos 7904 é bom e a plataforma Mediatek utilizada é a Helio P-65.

O processador octa-core com 2 GHZ consegue manter um bom nível. Aliado a memória RAM com 4 GB e armazenamento de 128 GB ele demonstra potencial.

O Galaxy A31 também conta com uma boa GPU, que está acima do A30. Uma vez que ela possui uma fluidez muito boa para games e mostra certa evolução. Isso é importante e garante que o produto consegue trabalhar com os aplicativos e jogos.

Sistema Operacional

O software principal do aparelho A31 é o Android 10. Que chega com a interface da Samsung One UI 2.0. Sem dúvida, esse SO é o mesmo que os outros modelos da família “A” contém.

Entretanto, o diferencial é que uma atualização pode trazer o Android 11. O que não será aplicado nos antecessores. O ponto fraco é que a empresa removeu a TV digital que fazia tanto sucesso.

Design (cores)

Em termos de Design e cores o Galaxy A31 temos um belo aparelho. Pois, ele chega em 3 cores distintas (azul, branco e preto). Dessa maneira, a estrutura dele é feita de plástico e com 4 câmeras na traseira.

A tela é grande e conta com 6,4 polegadas e tecnologia super amoled. E as cores apresentadas possuem certo padrão holográfico. Nesse ponto o A31 é muito interessante.

Conclusão

Agora que você já leu toda a nossa análise, já percebeu o potencial do aparelho. Ele chega para ser o sucessor do A30 e possui algumas inovações. De tal modo que sua bateria e câmeras são boas e superam os modelos antigos.

Além disso, o Galaxy A31 possui uma boa tela e uma resolução interessante. A parte do hardware requer alguma otimização e o chip não é dos melhores. O produto consegue rodar muito bem os jogos devido a uma boa GPU.

E sua memória RAM e armazenamento são suficientes para os usuários. A demora de 1 minuto a mais do que o A30 complicou o hardware. Já que no comparativo ele demonstrou ser inferior ao abrir apps e jogos.

A bateria de 5000 mAh é realmente a novidade principal. Sendo que ela garante muito mais tempo de uso. Porém demora muito tempo para carregar devido ao seu carregador de 15 Watts.

O conjunto de câmeras é bom e só necessita de algumas correções. Embora consiga fazer boas fotos e selfies. O fato de não gravar em 4K prejudica o produto, pois alguns usuários ficarão desapontados.

Portanto, o celular Galaxy A31 é bom, mas o preço está um pouco elevado. Assim, é interessante analisar os pontos fortes e fracos do aparelho. Para que você possa comprar um produto de qualidade e com preço acessível.

Deixe um comentário