O Galaxy A72 chega ao mercado com poucas mudanças em relação ao seu antecessor. Dessa forma, seu objetivo é superar o A71 que fez grande sucesso em seu lançamento.
Assim, suas configurações são de alto nível e temos um produto de muita qualidade. Então é sobre isso que falaremos nesta análise completa a respeito do aparelho.
Tabela de Conteúdos
Melhores modelos do Galaxy A72
O A72 é um modelo de celular que a Samsung elaborou recentemente. Com isso, temos um produto eficiente e que traz uma boa tela. Além disso, seu sistema de som foi otimizado nessa nova geração.
O brilho do visor também foi amplificado, ajudando em seu uso externo. Enquanto que a sua bateria de 5000 mAh garante autonomia elevada. Confira na tabela a seguir a principal indicação para o Galaxy A72:
Imagem | Galaxy A72 | Detalhes | |
---|---|---|---|
|
Galaxy A72 | Melhor escolha |
Contudo, o chipset presente nele não é dos melhores. O que pode fazer com que o hardware não alcance o nível esperado por muitos usuários. E o software ainda necessita de alguns ajustes para rodar com mais eficiência.
Por sua vez, as câmeras captam as imagens e as transformam em boas fotos. Já que o conjunto escolhido se manteve muito parecido com o anterior. De tal maneira que as gravações podem ser feitas com alta qualidade.
Review Galaxy A72
1
Melhor Escolha
1º – Galaxy A72
Anterior, o A71 foi um dos celulares que mais tiveram buscas no mercado. Devido ao fato de que ele trazia muitas funcionalidades adequadas. Dessa maneira, a expectativa em relação ao Galaxy A72 é bastante alta.
Nesse sentido, o produto conta com a conexão 4G. Embora possa vir a receber o 5G em breve, o que geraria bons resultados. De fato, o modelo tem sua estrutura construída em plástico fosco.
Ao passo que suas laterais possuem um pouco de brilho. Sua tela continua da mesma maneira que no seu antecessor (A71). E o bloco das câmeras fica localizado na esquerda superior da parte de trás.
Enquanto que está integrado na mesma coloração do plástico utilizado. As cores disponíveis são as seguintes:
• Azul;
• Branco;
• Preto;
• Violeta.
Por certo, o Galaxy A72 ainda chega com slots do microSD e SIM Card no topo. Sendo que o alto-falante e o microfone estão conservados na parte inferior dele.
Além das entradas para fone de ouvido e conexão USB-C. Que ficam localizadas nesse mesmo local. A câmera frontal é discreta e fica centralizada no topo.
A tela tem 6,7 polegadas e uma resolução de 2400 x 1080 pixels. Em seu painel Super Amoled com 391 ppi de densidade. A taxa pode variar de 60 Hz até os 90 Hz, dependendo da escolha do usuário.
O brilho é elevado e as cores demonstram ser bem realistas e fiéis. Já a saturação está em níveis aceitáveis e que garantem imagens corretas. A proteção Gorilla Glass 3 é essencial para manter o produto protegido.
O som do Galaxy A72 consiste em uma dupla saída. Sendo estéreo e bastante potente, além de manter o equilíbrio. Em questão do hardware, o conjunto escolhido foi:
• Chip: Snapdragon 720G;
• Processador: octa-core com 2.3 Ghz;
• GPU: Adreno 618;
• Memória RAM: 6 GB;
• Armazenamento: 128 GB.
Dessa maneira, o desempenho apresentado não é dos melhores. Ao passo que em relação ao A71 quase nada mudou. Além disso, entenda que o sensor de toque pode ter alguns atrasos.
Agora em matéria de games, ele demonstrou ser eficaz e rodar muitos títulos. Pois, a sua GPU é boa e deixa a fluidez alcançar níveis máximos. A bateria com 5000 mAh tem um ganho de pelo menos 40%.
Pelo menos, o Galaxy A72 é 500 mAh superior ao seu antecessor. Tendo 2 dias de autonomia quando o uso é feito de maneira moderada. E a recarga pode ser feita em 1 hora e 20 minutos.
O sistema operacional Android 11 vem integrado a One UI 3.1. E conserva os extras que já estavam presentes no modelo A71. De tal forma que a tela edge continua presente no aparelho.
As câmeras (lentes) selecionadas são as seguintes:
• Wide: 64 MP;
• Teleobjetiva: 8 MP;
• Ultrawide: 12 MP;
• Macro: 5 MP;
• Frontal: 32 MP.
Assim, temos boas fotos e que estão recheadas de detalhes. Suas cores continuam balanceadas e vemos poucos ruídos. Na lente principal do Galaxy A72 as tonalidades são mais quentes (cores).
Contudo, o HDR da ultrawide é mais limitado e seu tom de cor é mais frio. Pelo menos não ocorrem às distorções nas laterais das fotografias. E mesmo no período noturno se torna possível conseguir bons resultados.
A teleobjetiva garante boas fotos, quando o zoom não ultrapassa 3x. E o efeito retrato é excelente quando aplicado em certos objetos. A macro serve para realizar o desfoque do que estiver bem próximo.
Já a frontal faz selfies boas de dia, porém não é muito favorável de noite. Onde a nitidez costuma diminuir um pouco e acontece escurecimentos. A filmadora faz vídeos em 4K e mantém seus 30 Fps. A qualidade é adequada e o áudio estéreo ajuda a valorizar o Galaxy A72.
Preço do Galaxy A72
O A72 está disponível no mercado por aproximadamente R$ 2.629,00. E mesmo sendo um valor elevado, suas funções valem a pena.
Galaxy A72 Ficha Técnica
- Marca: Samsung;
- Tela: 6,7 polegadas;
- Fabricante: Samsung;
- Memória RAM: 6 GB;
- Armazenamento: 128 GB;
- Processador: octa-core com 2.3 Ghz;
- Categoria: Smartphone;
- Resolução: 2400 x 1080 pixels;
- Câmeras Traseiras: 64 MP + 8 MP + 12 MP + 5 MP;
- Câmera frontal: 32 MP;
- Sistema Operacional: Android 11;
- Peso: 490 gramas;
- Bateria: 5000 mAh.
Galaxy A72 Custo Beneficio
Ao mensurar o custo-benefício, o resultado é mediano. Pois, ele possui um conjunto interessante, mas requer alguns ajustes em certos pontos. Dessa forma, saiba que as mudanças são poucas em comparação ao A71. É isso que vamos conferir nos próximos tópicos da nossa análise.
Tela
O Galaxy A72 chega com uma tela com 6,7 polegadas. Que é ampla e permite assistir e jogar com bastante qualidade. O painel é um Super Amoled com resolução de 2400 x 1080 pixels.
Além disso, temos uma taxa que alcança os 90 Hz. E a densidade é de 391 ppi, com um bom ângulo de visão. O brilho é forte e isso facilita o uso do aparelho em locais iluminados.
A saturação e as cores são mantidas em níveis equilibrados e adequados. Tudo isso deixa as imagens mais bonitas e realistas na tela do celular. O áudio possui uma saída dupla que traz boa potência.
Sendo estéreo e equilibrado, em todas as vertentes (médio, agudos e graves). Com isso, o Galaxy A72 trabalha muito bem em termos de som e imagem. O que ajuda a valorizar ainda mais o produto em relação aos seus concorrentes.
Bateria
Com 5000 mAh, a bateria traz 500 mAh a mais do que no A71. Dessa forma, a vantagem é de que temos 40% a mais de autonomia. Como resultado disso, o A72 ganha o status de um dos melhores na sua categoria.
O que possibilita até 2 dias de autonomia quando a utilização dele for moderada. Ao passo que sua recarga não costuma demorar muito tempo. Já que o carregador que vem na caixa possui 25 watts.
Possibilitando a recarga da mesma no período de pelo menos 1 hora e 20 minutos. Por certo, esse é um dos pontos que demonstram o porquê esse celular é uma boa opção.
Acessórios
O Galaxy A72 traz uma série de acessórios padrões em sua embalagem. Sendo que ele chega em uma caixa branca (papel cartão), muito elegante e bonita.
O carregador possui seus 25 Watts e é um dos mais rápidos do mercado. Uma vez que ele consegue recarregar a bateria em 1 hora e 20 minutos. Vale ressaltar que alguns modelos com baterias menores demoram mais tempo.
O cabo é padronizado no estilo USB-C em suas duas extremidades. Garantindo maiores resultados e uma velocidade elevada. Pois, esse tipo de cabo está cada vez mais comum em celulares do tipo.
A chave do SIM Card e do microSD também está presente no conjunto. Desse modo, o Galaxy A72 é rápido e prático na abertura das gavetas dos chips. Como não poderia ser diferente, os manuais também estão presentes. Ajudando e orientando os donos do aparelho.
Câmeras
As lentes que integram o conjunto traseiro e frontal consistem em:
- Wide: 64 MP;
- Teleobjetiva: 8 MP;
- Ultrawide: 12 MP;
- Macro: 5 MP;
- Frontal: 32 MP.
A câmera wide consegue fazer boas fotos e conserva vários detalhes. De tal maneira que ocorrem poucos ruídos e suas cores garantem balanceamento. De fato, as tonalidades ficam mais próximas do branco (tons mais quentes).
Já na ultrawide acontece o contrário, pois os tons são mais frios. Além disso, o HDR da secundária acaba sendo um pouco mais limitado. Embora não tenhamos nenhuma distorção nos cantos.
E mesmo de noite, o Galaxy A72 ainda consegue fazer fotos muito agradáveis. Na teleobjetiva notamos que as imagens saem muito limpas. Contudo, o ideal é utilizar o zoom em no máximo 3x.
Acima disso, os resultados não sairão conforme o planejado. Sendo que de noite, a indicação é não utilizar essa câmera. Enquanto que o modo retrato é altamente funcional para fotografar objetos.
Na lente macro o desfoque funciona corretamente, mesmo não tendo foco automático. Por sua vez, a câmera frontal é melhor de dia do que de noite. Já que a tendência é de queda na nitidez em locais mais escuros.
As filmagens são feitas em 4K com taxa de 30 Fps. Garantindo a qualidade e mantendo certa estabilização positiva. Por certo, os ruídos são menores e o áudio estéreo mantém a experiência favorável.
Desempenho
O Galaxy A72 chega com o seguinte conjunto de hardware:
- Chipset Snapdragon 720G;
- Processador octa-core com 2.3 Ghz;
- GPU Adreno 618;
- Memória (RAM): 6 GB;
- Armazenamento: 128 GB.
O desempenho apresentado por esse modelo de celular não é agradável. Uma vez que o multitarefas sofreu um certo retrocesso. Ao passo que o sensor de toque acaba sendo um pouco lento às vezes.
Nisso, ao entrar ou sair de um app, esse travamento leve poderá acontecer. Em questão de jogos, a fluidez é alta e muitos títulos funcionam sem problemas. Demonstrando que a GPU é um dos pontos mais fortes presentes no produto.
Sistema Operacional
Essa nova geração da Samsung traz em sua bagagem o software Android 11. Podendo receber até 3 atualizações que visem otimizar o mesmo. Com isso, o Galaxy A72 receberá o Android 14 até o ano de 2024 (estimativa).
A interface integrada é a One UI 3.1 que é a mesma do A52. Contendo todos os extras e a tela edge (atalhos) em sua composição. Entretanto, o multitarefas demonstrou certa lentidão ao ser utilizado.
E alguns apps podem acabar sendo fechados de maneira frequente. Vale lembrar que o sensor de toque pode atrasar um pouco. E isso gera um pequeno travamento de 1 segundo para responder.
Design
Conforme já citamos na análise, o A72 segue a linha do seu antecessor. Nesse sentido, ele é fabricado em plástico fosco e brilha em suas extremidades. A tela continua no mesmo tamanho apresentado pelo A71.
O bloco de câmeras traseiras do Galaxy A72 está alinhada na esquerda superior. De tal modo que sua cor é a mesma da capinha. Na sua parte superior temos o microSD e o Sim Card.
Enquanto que na inferior estará presente as conexões do cabo USB-C e do fone. Além do alto-falante (microfone). As cores que a empresas disponibilizou para o A72 são:
- Azul;
- Branco;
- Preto;
- Violeta.
Conclusão
De acordo com a análise, o Galaxy A72 demonstra ser uma ótima opção. Tendo como pontos positivos a sua tela, câmeras e a bateria. O som também é agradável (estéreo) e mantém bom equilíbrio.
O nível de brilho foi otimizado e agora está em patamares mais altos. Garantindo bom uso em locais com luz mais intensa. As dificuldades apresentadas são o chipset e o próprio sistema operacional.
Que poderiam ter sido melhorados para compor uma estrutura muito mais forte. Contudo, o aparelho consegue ser funcional e traz um conjunto de qualidade. Dessa maneira, mesmo com poucas inovações, ele demonstra ser um ótimo celular.
Portanto, o Galaxy A72 é um bom produto e que cumpre o que promete aos usuários. Então, cabe a você decidir se vale ou não a pena adquirir esse modelo de celular.