Moto G30 é bom? Review Completo

A linha intermediária da Motorola traz a mercado o modelo Moto G30. Dessa forma, esse aparelho bastante completo traz uma boa configuração. Com isso, temos uma geração interessante e que garante boa experiência.

Assim, é essencial conhecer os detalhes do produto para que a compra seja a melhor possível. Então continue lendo esta análise completa que fizemos a respeito deste celular.

Melhores modelos do Moto G30

O Modelo G30 é mais um produto que chega para compor a linha “G” da Motorola. Seguindo o mesmo design dos seus irmãos, ele consegue ser compacto e amplamente funcional.

Além disso, sua bateria é boa e garante uma autonomia favorável. Enquanto que seu conjunto de câmeras cumpre bem o seu papel. Confira na tabela abaixo a indicação principal do Moto G30:

Imagem Moto G30 Detalhes
Moto G30
Moto G30 Melhor escolha

Por certo, a tela é bastante ampla e permite visualizar e assistir vídeos com clareza. Já o sistema operacional apresenta bom desempenho mediante ao conjunto de hardware escolhido.

Como resultado, temos uma boa fluidez, até mesmo para quem gosta de jogar. E mesmo sendo um celular de entrada, as escolhas foram muito bem acertadas.

Review Moto G30

1

Melhor Escolha

1º – Moto G30

Moto G30

O G30 chega ao mercado com um design todo feito em plástico. E um queixo bem grande na parte de baixo do aparelho. De fato, o celular em questão segue a mesma tendência de seus antecessores.

Assim, o Moto G30 pode ter uma parte traseira nas cores azul ou mesmo roxa. Sendo bastante confortável para os usuários poderem manipulá-lo. Contudo, não existe nenhuma proteção contra água, o que é uma desvantagem.

Outro ponto importante é que a tela é ampla e garante boa visualização. Ao passo que a câmera frontal de selfies fica no centro superior. Onde está localizado um furo que serve para a realização desta tarefa.

Já na parte de trás do produto ficam as câmeras em um bloco saltado. No caso são quatro lentes disponíveis para esse modelo. A tela do aparelho chega com 6,5 polegadas, o que está de bom tamanho.

Permitindo assistir vídeos e jogar sem problemas. Entretanto, um detalhe importante é que a resolução está mais baixa. Ficando na faixa dos 720p, ou seja, temos um HD Plus.

Obviamente se o visor fosse um Super Amoled a história seria outra. Porém, ele é fabricado com um LCD convencional apenas. A vantagem é que existe uma certa economia de bateria.

Com isso, o Moto G30 demonstra o motivo pelo qual é um celular intermediário. O brilho é razoável, mas não é tão eficiente ao ser usado em ambientes muito iluminados.

Já as cores ficam dentro do que os usuários realmente esperam. Pois, o IPS LCD é um pouco mais simples e garante bons resultados. Os Fps ou a taxa de atualização ficam no patamar dos 90 Hz.

Ao todo se torna possível exibir cerca de 16 milhões de cores na tela. O que deve agradar aos donos deste aparelho moderno. O sistema operacional é um Android 11 bastante enxuto.

De tal modo que ele vem com uma interface padronizada da própria Motorola. E existe a chance de haver uma atualização para o software. O visual é limpo e deixa o Moto G30 mais rápido e funcional.

É possível também personalizar algumas coisas no sistema e os atalhos são interessantes. O hardware traz um processador com 2,0 Ghz e chip Snapdragon 662.

Além disso, sua GPU para jogos é uma Adreno 610, que consegue rodar vários títulos. Mesmo que a fluidez não alcance o nível máximo em alguns deles. Afinal, não temos um celular gamer nesse caso.

A memória RAM tem 4 GB, o que é suficiente para garantir uma boa velocidade. Enquanto que o armazenamento é amplo e chega com seus 128 GB.

Por certo, o slot do microSD do Moto G30 ainda permite expandir a memória interna. Nesse sentido, podemos alcançar os 1024 GB. Todos os aplicativos rodam sem problemas nesse celular.

Entretanto, ainda temos no mercado, aparelhos superiores na mesma faixa de preço. Em questão de bateria, a amperagem presente é de 5000 mAh. O que consegue manter uma autonomia de pelo menos 1 dia.

Desde que o usuário faça um uso mais moderado. Contudo, é possível assistir muitos vídeos e mesmo assim a bateria aguentará. Para recarregar com o carregador de 20 watts são necessárias 2 horas e 30 minutos.

As câmeras traseiras chegam em um conjunto quádruplo:

• Wide: 64 MP;
• Ultra wide: 8 MP;
• Macro: 2 MP;
• Sensor de profundidade: 2 MP.

Já a câmera frontal do Moto G30 tem 13 megapixels. O que garante boas selfies e uma experiência bastante positiva. A principal consegue fazer ótimas fotos desde que haja iluminação adequada.

E consegue trazer diversos detalhes interessantes e mantém contraste adequado. Já as cores são mais frias, o que diferencia essa lenta da ultrawide. Uma vez que a secundária tem cores mais quentes no resultado final.

Ambas as lentes não conseguem bons resultados á noite. E precisam contar com o modo noturno para melhorar um pouco as imagens. Por sua vez, a macro é boa, mesmo tendo poucos pixels na composição.

Para quem utiliza redes sociais é uma boa opção. Já que o foco é fixo e garante imagens adequadas. O problema das câmeras do Moto G30 é o período noturno.

Onde ocorrem granulados e algumas perdas dos detalhes na tela. A filmadora consegue fazer apenas vídeos em Full HD com 60 Fps. Por certo, temos um bom aparelho mesmo com algumas poucas limitações.

Preço do Moto G30

Esse modelo G30 pode ser encontrado no mercado numa faixa de R$ 1.698,00. Sendo pertinente ao que ele traz de configurações e mediante a sua tecnologia.

Moto G30 Ficha Técnica

  • Marca: Motorola;
  • Tela: 6,5 polegadas;
  • Fabricante: Motorola;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento: 128 GB;
  • Processador: octa-core com 2,0 GHz;
  • Categoria: Smartphone;
  • Resolução: 1600 x 720 pixels;
  • Câmeras Traseiras: 64 MP + 8 MP + 2 MP + 2 MP;
  • Câmera frontal: 13 MP;
  • Sistema Operacional: Android 11;
  • Peso: 200 gramas;
  • Bateria: 5000 mAh.

Moto G30 Custo Beneficio

Em matéria de custo-benefício, o Moto G30 demonstra estar dentro dos padrões. Pois, o seu preço condiz com o que um celular da linha intermediária deve trazer ao mercado.

Assim, vamos detalhar melhor cada característica do produto para uma melhor visualização. Nos próximos tópicos indicaremos os pontos fortes e fracos do aparelho.


Tela

Começamos pela tela que contém 6,5 polegadas e resolução HD Plus. Isso indica uma resolução inferior e que chega aos 720p. Mesmo assim temos um bom visor que permite assistir vídeos e jogar games tranquilamente.

Vale ressaltar que não temos a tecnologia Amoled nesta versão. Ele chega com um IPS LCD mais simples, porém bastante funcional. O Moto G30 tem uma tela que não consome muita energia.

Entretanto, o brilho apresentado é insuficiente para ambientes externos. Ao passo que se houver muita luz, fica difícil enxergar o que está no visor. A taxa de atualização é de 90 Hz e as cores estão padronizadas.

De fato, temos um bom monitor neste celular. Sendo possível utilizar o aparelho sem problemas. De tal maneira, que a amplitude da tela garante uma boa experiência para o usuário.

Bateria

A bateria chega com seus 5000 mAh, o que garante ótima autonomia. Com isso, é possível usar o aparelho por até 1 dia inteiro. E assistir uma grande diversidade de conteúdo, tais como vídeos.

Pois, o Moto G30 tende a demorar para descarregar durante essas tarefas. Caso ele acabe descarregando, basta pegar o carregador de 20 watts. Já que este acessório está presente na embalagem original do produto.

Vale lembrar que o chip da Snapdragon não consome muita energia. Inegavelmente isso auxilia a bateria e ajuda a prolongar a vida útil do celular em questão.

A resolução da tela é inferior e isso também acaba sendo positivo nesse quesito. Uma vez que demorará muito mais tempo para que ocorra esse descarregamento.

Ao utilizar o carregador temos pelo menos 2 horas e 30 minutos para recarga completa. O que não é tão ruim, embora poderia ser melhor se houvesse um acessório com mais potência.

Acessórios

Em questão dos acessórios temos o mesmo padrão de sempre. Ou seja, o Moto G30 traz em sua caixa os seguintes itens:

  • Aparelho;
  • Fone de ouvido;
  • Chavinha do SIM e slots;
  • Uma capinha transparente de plástico (maleável);
  • Carregador com 20 watts (potência);
  • Cabo USB-C;
  • Manuais de instrução.

Os fones de ouvido são simples porém garantem um som adequado. Enquanto que a chavinha serve para colocar os chips e cartões. Já a capinha transparente é interessante e ajuda a proteger o aparelho.

O carregador é eficiente e consegue recarregar o produto em pouco mais de 2 horas. O cabo USB-C é padrão moderno e tem uma excelente velocidade. Por fim, os manuais são usados para sanar dúvidas dos usuários.

Câmeras

O conjunto de câmeras traseiras, presente no G30 consistem em 4 lentes. Nesse caso, temos as seguintes configurações padrões:

  • Wide (principal): 64 MP;
  • Ultra wide (secundária): 8 MP;
  • Macro: 2 MP;
  • Sensor (profundidade): 2 MP.

A principal consegue trazer boas fotos em ambientes com luz. Ou seja, é necessário que haja iluminação adequada para resultados favoráveis. Além disso, o Moto G30 mantém muitos detalhes nas imagens geradas.

E seu contraste consegue ser muito eficiente, bem como as suas cores. Embora elas tenham uma tendência de ficarem mais frias. O que pode deixar os resultados um pouco menos atraentes.

A ultrawide apresenta cores voltadas para os tons mais quentes. E também é eficaz em locais com boa iluminação. No sensor Macro a quantidade de pixels é baixa, sendo apenas 2 megapixels.

O que resulta em fotos interessantes apenas para Instagram, Facebook, ou outras redes sociais. Em questão de foco, ele é fixo e isso pode trazer algumas dificuldades.

A ultrawide não consegue boas fotos no período da noite. Sendo necessário utilizar o modo noturno para tentar corrigir certos problemas nas imagens. O que ajuda o cenário são os tons de branco aplicados por essa função.

A frontal do Moto G30 consegue trazer boas selfies. Já que ela possui seus 13 megapixels, o que é suficiente para melhores resultados. Temos também o modo que consegue desfocar o fundo das imagens.

Realmente ele é bom e cumpre o que promete. Deixando as fotos mais bonitas e com boa aparência. A gravação pode ser feita em Full HD com 60 Fps (taxa). Seguindo a mesma tendência presente nas câmeras das fotos.

Desempenho

O desempenho do produto é bom e traz as seguintes configurações:

  • Chip Snapdragon 662 (Qualcomm) SM 6115;
  • Processador octa-core com 2,0 GHz;
  • GPU: Adreno 610;
  • Memória RAM com 4 GB;
  • Armazenamento de 128 GB.

A velocidade presente no conjunto garante uma experiência positiva. Pois, o processador é rápido e a memória ajuda bastante. A GPU permite jogar sem travamentos, porém não na fluidez máxima.

O chip da Snapdragon 662 deixa o Moto G30 muito mais econômico. E o armazenamento é suficiente para guardar imagens e arquivos. Por certo, qualquer aplicativo pode ser rodados através da interface utilizada.

Sistema Operacional

O software que chega com o celular é o modelo Android 11. Que é bastante limpo e isso auxilia em uma maior velocidade. De tal maneira que as ferramentas e os atalhos presentes funcionam corretamente. Ainda existe a chance de uma atualização no futuro.

Design

O design do G30 é bonito e sua estrutura é feita de plástico. Com isso, ele tem um furo na parte superior, onde está a câmera frontal. E traz um bloco quádruplo na parte esquerda superior na traseira.

A tela é bastante ampla e o queixo bastante evidente. A capa de trás pode ser azul ou roxa dependendo da iluminação. E o desenho dele é bastante confortável para a utilização dos usuários.

Conclusão

O Moto G30 é realmente um aparelho muito bom para sua linha intermediária. Assim, ele tem uma tela com boa configuração e a fluidez é adequada. Já a autonomia da bateria garante um uso com maior tranquilidade.

Suas câmeras trazem fotos interessantes, embora à noite não sejam tão eficientes. Entretanto, o modo noturno consegue corrigir alguns dos problemas gerados.

O chip é econômico e a baixa resolução da tela também. Poderia trazer uma tela Super Amoled em vez do LCD, mas está de bom tamanho. No geral, a configuração é boa e consegue manter um desempenho favorável.

Portanto, temos um modelo interessante da Motorola nessa nova geração. Além de algumas inovações que foram aplicadas no produto. Cabe ao potencial comprador analisar e decidir se opta pela compra do aparelho.

Deixe um comentário